O Centro Social e Paroquial do Vale, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem Fins Lucrativos, com sede na freguesia do Vale, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.

Nasce por iniciativa da Fábrica da Igreja do Vale e ereta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese de Viana do Castelo no dia 10 de novembro de 1987, através da aprovação dos respetivos Estatutos. Através da consciencialização das necessidades sociais mais prementes da localidade em conjunto com uma visão social sensível, dinâmica e perseverante do pároco local - Pe. Belmiro Esteves de Amorim, foi possível tornar o projeto numa realidade, criando-se desta forma um dos Centros Sociais e Paroquiais mais antigos do concelho de Arcos de Valdevez.



Entrou em funcionamento no ano de 1990 com respostas sociais ligadas à infância, iniciando-se as Atividades de Tempos Livres (ATL) com capacidade para 30 crianças, o que se revelou uma lufada de ar fresco, perante a falta de respostas sociais na área da infância nos meios rurais. Tendo em conta as necessidades sentidas, em 1992 iniciou-se a resposta social de Jardim de infância para 15 crianças, a Biblioteca e as Atividades Desportivas para Jovens e Adultos.

Em 1994, foi possível avançar com dois projetos na área sénior, o Serviço de Apoio Domiciliário e o Centro de Dia, com capacidade para 30 e 40 idosos, respetivamente.

Em 1999, abre portas a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - Lar N.ª Sr.ª do Vale, com capacidade para 12 idosos.

Em 2014 foram encerradas as respostas sociais ligadas à infância, desde então o Centro Social e Paroquial do Vale, mantém em funcionamento as respostas sociais da área sénior, nomeadamente Serviço de Apoio Domiciliário, que conta com capacidade para 40 utentes. O Centro de Dia, com capacidade para 40 utentes e a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas que acolhe 12 utentes.

Apesar das várias vicissitudes pelos quais passou a Instituição desde a sua criação, os resultados obtidos, são fruto do trabalho, dedicação, disponibilidade, solidariedade e perseverança de todos os envolvidos desde a sua criação, até aos dias que correm.

O Centro Social e Paroquial do Vale nasceu para fazer o bem e ser uma mais-valia no apoio à comunidade, balizada nos princípios cristãos e alicerçada no pilar da solidariedade social.

Centro Social e Paroquial do Vale 2024
Todos os Direitos Reservados.