Apresentação
O CSPV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada por iniciativa da Fábrica da Igreja do Vale e erecta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese de Viana do Castelo aos 10 de novembro de 1987, através da aprovação dos respectivos Estatutos e devidamente inscrita no competente registo das IPSS, sob o nº 68/89.
Slogan
Um serviço como ato de Amor
Missão
Contribuir para a promoção e melhoria da qualidade de vida da comunidade através da prestação de serviços e cuidados de apoio social de forma personalizada.
Visão
Pretende ser uma instituição reconhecida pelos serviços e cuidados personalizados que presta, tendo como meta principal a satisfação dos seus utentes, familias e comunidade assente no princípio da sustentabilidade.
Valores
Com responsabilidade, a nossa missão alicerça-se nos seguintes valores:
1) Respeito pela dignidade da pessoa humana;
2) Solidariedade Social;
3) Justiça;
4) Honestidade;
5) Sigilo Profissional no cumprimento do dever;
6) Honrar a identidade, a missão e os interesses do CSPVale
Âmbito geográfico
O CSPV tem a sua sede em Lugar de Eirinhas (largo da Igreja), freguesia do Vale, concelho de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo. A ação deste Centro estende-se não só a esta freguesia, mas também às necessidades sociais, das freguesias vizinhas, Oliveira, União das Freguesias de S. Jorge e Ermelo.
História
A criação da instituição resultou do dinamismo e perseverança do Pároco local - Pe. Belmiro Esteves de Amorim, bem como do espírito de entreajuda dos paroquianos e da consciencialização das necessidades mais prementes do meio. É de destacar a colaboração de Voluntários que desde o início contribuíram para o bom funcionamento da instituição, continuando a prestar apoio e a contribuir de forma ativa para o quotidiano de todas as respostas sociais.
Entrou em funcionamento no ano de 1990 com Atividades de Tempos Livres para 30 crianças. Já em 1992 iniciou-se a resposta social de Jardim de infância para 15 crianças, a Biblioteca e as Atividades Desportivas para Jovens e Adultos, O Apoio Domiciliário e o Centro de Dia, iniciaram no ano de 1994, dando resposta às necessidades sentidas, com capacidade para abranger, 30 e 40 idosos respetivamente. A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas –Lar Nª Sª do Vale, inicia a sua atividade em 1999, com capacidade para 12 idosos. No ano seguinte (2000), o CSPV, inicia-se a prestação de serviços de Apoio Domiciliário Integrado. Serviço este, que se concretiza através de um conjunto de ações e cuidados pluridisciplinares e articulados, de apoio social e de saúde a prestar no domicílio, extinto posteriormente em 2012. Seis anos mais tarde, em 2007, foi extinto as Atividades de tempos Livres (ATL) para crianças e é celebrado um novo protocolo para desenvolver determinadas ações de acompanhamento a 100 beneficiários do Rendimento Social de Inserção.
Em março de 2014, foi extinta a Equipa Protocolada no âmbito do Rendimento Social de Inserção e em setembro do mesmo ano, o Jardim de Infância, não reabriu por número insuficiente de crianças.
Instrumentos de Gestão
2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022